Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Sergipe

Meta superada: Sergipe registra queda de 72% nos homicídios, atingindo objetivo de 2030


Sergipe alcançou um marco significativo na segurança pública com a redução de 72,3% na taxa de homicídios, registrando 15,98 mortes por 100 mil habitantes em 2024. Esse número, que é inferior à meta do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci II) para 2030, reflete a bem-sucedida implementação de políticas de segurança pública no estado. A redução, comparada com os dados de 2016, quando a taxa era de 57,64 homicídios por 100 mil habitantes, representa uma das maiores quedas da história recente do estado.

De acordo com a Coordenadoria de Estatística e Análise Criminal (CEACrim), da Secretaria de Segurança Pública (SSP), o número de homicídios no estado caiu de 1.306 em 2016 para 366 em 2024. Isso significa que pelo menos 940 vidas foram preservadas no período. A redução se reflete em todo o território sergipano, com destaque para a capital, Aracaju, onde a redução foi de 72,2%, e na Região Metropolitana, que teve uma queda de 76,1%.

No interior do estado, a redução também é expressiva, com uma diminuição de 70,3% nos homicídios. O secretário da Segurança Pública, João Eloy de Menezes, destacou que esses resultados não são apenas números, mas a preservação de vidas, o que representa o comprometimento contínuo das forças de segurança em todas as áreas do estado.

Além disso, Sergipe também alcançou avanços no combate aos feminicídios, com uma queda de 37,5%, passando de 16 casos em 2023 para 10 em 2024.

O programa Pronasci II, que visa reduzir a taxa de homicídios para 16 mortes por 100 mil habitantes até 2030, foi cumprido pelo estado seis anos antes do previsto, resultado do esforço conjunto de diversos órgãos de segurança pública. As ações de investigação, inteligência policial, operações preventivas e repressivas têm sido fundamentais para alcançar esse sucesso.



Com informações da SSP/SE

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!