Jesus Esta Voltando!
Com o objetivo de intensificar as ações de educação e conscientização para evitar sinistros graves e mortes no trânsito, o Detran/SE deu início às ações da Semana Nacional do Trânsito (SNT) em Sergipe.
A abertura da SNT, que integra as ações desenvolvidas pelos órgãos federais, estaduais e municipais de trânsito, aconteceu nesta quarta-feira, 18, na sede do Detran/SE.
Durante o evento também aconteceu a entrega da Medalha Antônio Siqueira, que homenageia o servidor que dá nome à honraria e reconhece as ações desenvolvidas por autoridades e pela sociedade civil para a segurança do trânsito.
Para o coronel José Pereira de Andrade, secretário-executivo da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), a Semana Nacional do Trânsito é uma ação importante por evidenciar as ações de conscientização sobre segurança. "É a forma que as instituições de segurança pública encontram para conscientizar o cidadão sobre os males que ocorrem no trânsito", disse ele.
"É a conscientização sobre os riscos da ingestão de bebidas alcoólicas e outras substâncias, bem como da direção em alta velocidade. Todo esse trabalho de educação para o trânsito faz com que o cidadão possa desfrutar de uma melhor qualidade de vida. Com o trânsito seguro, ganha o cidadão e também os órgãos de saúde", acrescentou o coronel.
Segundo a diretora-presidente do Detran/SE, Naleide de Andrade, a Semana Nacional do Trânsito reforça a reflexão sobre as ações para a segurança viária. "O objetivo principal é fazer com que as pessoas reflitam na sua importância no trânsito. Enquanto cidadãos e participantes de uma sociedade, as pessoas têm essa responsabilidade em fazer um trânsito mais seguro", reforçou.
Naleide complementou reforçando os pedidos por cuidados no trânsito: "A paz no trânsito começa com cada um. Por isso, estamos desenvolvendo ações educativas em uma semana intensiva de atividades, com reflexões sobre sinistros e mortes, e tendo a ciência do papel de cada um no trânsito".
Já o tenente-coronel Aldevan Silveira, comandante do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), lembrou que a Semana Nacional de Trânsito é prevista no Código de Trânsito Brasileiro e traz o ápice de todo o trabalho do ano do Sistema Nacional. "Daí a importância de nós alertarmos e irmos até o condutor. Assim, de forma integrada junto aos órgãos municipais e federais, teremos durante toda a semana ações integradas com o foco principal para o condutor", ressaltou.
Conforme o inspetor Queiroz Souza, coordenador de educação para o trânsito da Polícia Rodoviária Federal (PRF), a Semana Nacional de Trânsito é uma uma oportunidade para reflexão sobre as condutas que incidem em acidentes e mortes. "O trânsito tem que ser discutido durante todo o ano. Os sinistros do trânsito são naturais, mas precisamos trabalhar para que esse sinistro não produza um acidente grave", complementou.