Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Nacional

Maioria dos brasileiros defende prisão de Bolsonaro, aponta Datafolha


Uma nova pesquisa do Instituto Datafolha, divulgada nesta terça-feira (8), revela que 52% dos brasileiros acreditam que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deveria ser preso pela suposta tentativa de golpe de Estado. Outros 42% são contrários à prisão, enquanto 7% não souberam opinar.

O levantamento foi realizado entre os dias 1º e 3 de abril, com 3.054 pessoas com 16 anos ou mais, em 172 cidades. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

Expectativa sobre eventual prisão divide opiniões

Embora a maioria defenda a prisão do ex-presidente, 52% dos entrevistados afirmam não acreditar que Bolsonaro será, de fato, preso. Outros 41% acham que sim, e 7% não souberam responder.

Percepções regionais e religiosas

A percepção sobre a prisão de Bolsonaro varia de acordo com a região do país. No Nordeste, 59% são favoráveis à detenção. No Sul, 49% acham que ele deve permanecer livre, e 46% são a favor da prisão. Já nas regiões Norte e Centro-Oeste, houve empate técnico: 47% defendem a prisão e 45% são contra.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Entre os católicos, 55% apoiam a prisão e 39% se opõem. Entre evangélicos, a tendência se inverte: 54% são contrários à prisão e 38% são favoráveis.

Bolsonaro réu e as consequências legais

O ex-presidente Jair Bolsonaro tornou-se réu em março deste ano, acusado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) de cinco crimes relacionados à tentativa de golpe: organização criminosa armada, tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano ao patrimônio da União e deterioração de patrimônio tombado. A soma das penas pode ultrapassar 30 anos de prisão. O julgamento ocorrerá no Supremo Tribunal Federal, provavelmente ainda este ano.

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!