DEUS ACIMA DE TUDO!
O INSS começou a pagar nesta segunda-feira (25) o 13º salário, em parcela única, para segurados que passaram a receber benefícios após junho de 2024.
O pagamento segue até 6 de dezembro, com depósito conforme o calendário mensal de benefícios. Cerca de 2 milhões de pessoas receberão o abono, somando um total de R$ 1,5 bilhão. O calendário prioriza segurados que recebem até um salário mínimo (R$ 1.412), iniciando com quem possui benefício de final 1.
Para consultar o pagamento, o segurado pode acessar o site ou aplicativo Meu INSS ou ligar para a Central 135. O 13º salário é destinado a aposentados, pensionistas e pessoas que receberam benefícios temporários, como auxílio por incapacidade e salário-maternidade (proporcional ao período de benefício). O BPC (Benefício de Prestação Continuada), no entanto, não inclui o abono.
O INSS administra 40,6 milhões de benefícios, sendo 28,2 milhões no valor de até um salário mínimo e 12,3 milhões acima desse valor. O calendário detalhado do pagamento está organizado conforme o final do número do benefício, com os segurados que ganham mais de um salário mínimo recebendo entre 2 e 6 de dezembro. Os Valores podem sofrer descontos de Imposto de Renda, quando aplicável.
Para conferir o número do cartão e os valores recebidos, basta acessar o site ou aplicativo Meu INSS e gerar o extrato em PDF. Quem preferir pode ligar para a Central 135, disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h, para atendimento e consultas detalhadas.