DEUS ACIMA DE TUDO!
O município de Tobias Barreto, registrou no mês de outubro de 2024 o período mais seco dos últimos cinco anos. Com precipitações acumuladas de apenas 2,3 milímetros, o total de chuva foi 95% abaixo da média mensal que é de 43,8 milímetros, tornando outubro o mês com menor índice pluviométrico desde o início das medições na cidade em 2019.
Além da escassez de chuvas, outubro também foi marcado por temperaturas elevadas, atingindo seu pico no dia 9, quando os termômetros registraram 37,3°C. Esse cenário de calor intenso e baixa umidade tem gerado preocupações para a população local, principalmente para agricultores e moradores das áreas rurais que dependem da água para sustento e sobrevivência.
As previsões meteorológicas para novembro não indicam alívio para a situação: as estimativas são de que o tempo continue extremamente seco e quente. Meteorologistas apontam para uma grande probabilidade de que as chuvas permaneçam abaixo da média mensal, com temperaturas elevadas que agravam ainda mais a sensação de calor e os impactos da seca.