Governo Lula vai propor "bolsa internet" para baratear banda larga

Por Portal Sergipano em 11/12/2022 às 15:34:09

O governo de transição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai propor "bolsa internet" para baratear banda larga para brasileiros de baixa renda inscritos no Cadastro Único do governo federal. A proposta foi feita pelo próprio presidente, que teria pedido ao grupo de Comunicação um programa como o "Luz para Todos". O plano faz parte do diagnóstico que o grupo entregará a Lula neste domingo (11). A notícia é do jornal Folha de S. Paulo.

"O presidente Lula pediu um Luz para Todos para internet e, após diagnóstico do grupo de trabalho, chegamos à conclusão de que a prioridade é baratear o acesso por banda larga, já que muitas pessoas não estão conectadas por causa do preço", disse o coordenador do grupo de trabalho de Comunicação, Paulo Bernardo.

O programa Luz para Todos, foi implementado em 2004 no governo Lula, com o objetivo de expandir a infraestrutura para conectar famílias que ainda não tinham acesso à energia.

De acordo com o ex-ministro das Comunicações e do Planejamento, o "bolsa internet" iria prever uma espécie de tarifa social de conexão de banda larga para as famílias de baixa renda. No caso da tarifa social de energia elétrica, já existente, as pessoas recebem desconto de até 65% no valor mensal da conta de luz.

Conforme publicado pela Folha de S.Paulo, para baratear os pacotes de banda larga, uma das ideias é a desoneração dos serviços ou oferecer bônus junto com o pagamento do Bolsa Família. O grupo de trabalho deve discutir a proposta com técnicos do Banco Interamericano de Desenvolvimento nesta semana.

Comunicar erro
Sergas

Comentários

Unit