Região metropolitana de Aracaju terá 5G implementado, segundo Anatel

Por Portal Sergipano em 12/10/2022 às 10:58:30

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), através do Gaispi, grupo que acompanha a implementação do 5G no Brasil, decidiu nesta terça-feira (11) acelerar a chegada do 5G em municípios de menos população do Brasil.

Em Sergipe, além da capital Aracaju, que já tem o sinal 5G liberado em alguns bairros, Barra dos Coqueiros, Nossa Senhora do Socorro e São Cristóvão serão os outros municípios que terão liberação da faixa de 3,5 GHz para uso das operadoras, de acordo com a Anatel.

A decisão antecipa uma das etapas previstas para ativação da rede em regiões metropolitanas de capitais e no entorno de cidades com mais de 500 mil habitantes. Ao todo, mais de 500 municípios em 36 agrupamentos urbanos foram incluídos nesse processo.

O cronograma inicialmente previa que a tecnologia começaria a chegar a cidades com mais de 500 mil habitantes a partir de 1º de janeiro de 2023, enquanto nas cidades menores, seria de forma gradual até 2029.

"A decisão foi motivada por ganhos logísticos que serão obtidos no processo de distribuição e instalação dos kits de recepção, bem como por melhor aproveitamento da comunicação da migração. Com isso, o GAISPI [grupo da Anatel que cuida da implementação do 5G] busca ganhos de eficiência no processo e o melhor uso dos recursos financeiros aportados na entidade", disse a Anatel.

Porém, de acordo com a Agência, isso não significa que o 5G vai necessariamente estar disponível para uso em todos os municípios a partir de 2023. "Entretanto, realizar a migração nessas cidades permitirá que o grupo avalie, oportunamente, possível antecipação da liberação da faixa nessas cidades, desde que concluídas também as ações de mitigação de interferências nas estações receptoras do Serviço Fixo por Satélite", afirmou a Anatel.

A migração ao qual a Agência fala é a remoção do sinal de recepção da TV parabólica nessas regiões, com o intuito da faixa de 3,5 GHz exclusiva para 5G não sofra interferência no sinal, já que trabalham na mesma frequência.

Comunicar erro
Claro

Comentários

Unit