Maioria dos brasileiros é contra modelo de escola cívico-militar

Por Portal Sergipano em 07/07/2022 às 22:04:05

A maioria da população não apoia a presença de militares nas escolas, segundo a pesquisa Ultraconservadorismo na Educação, divulgada nesta semana. Encomendada pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) e pela Ação Educativa e realizada pelo Datafolha, a pesquisa revela que 7 em cada 10 brasileiros confiam mais em professores civis do que em militares atuando nas instituições de ensino.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), nos 26 estados da federação e no DF 216 escolas funcionam no regime cívico-militar, representando 0,1% de 178.370 instituições de ensino básico. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 89 escolas se preparam para implantar o sistema, difundido pelo atual governo.

Somente no Distrito Federal, o modelo cívico-militar foi implantado em 16 unidades de ensino desde 2019. A primeira escola gerida em gestão compartilhada no Plano Piloto vai funcionar no Centro de Ensino Fundamental 1 (Celan) do Lago Norte, onde estão matriculados 840 alunos. Casos de violência vêm sendo registrados em escolas que atuam nesse modelo do DF desde o início do ano.

Comunicar erro
Claro

Comentários

Unit